Ki - Introdução

O que é o ki?

O ki, é a energia vital que todos os seres vivos possuem. É essencial à vida e usámo-lo todos os dias sem nos apercebermos. Também pode ser chamado de qi/chi/prana, etc...
 O ki pode ser controlado e serve para muitos fins. Circula por um vasto canal energético muito complicado que não é necessário saber (são chamados meridianos e fazem parte da cultura tradicional chinesa ), por agora só precisa de saber que o ki corre por todo o seu corpo a toda a hora.
 A prática de Tai Chi, Chi Kung, Aikido, etc.. ajudam a compreender melhor como esta energia flui.
 IMPORTANTE:  O centro do seu ki, onde esta armazenado é chamado de Hara, mas também pode ser chamado de Dan-Tian . Está localizado abaixo do umbigo (a largura de 3 dedos abaixo), aproximadamente no centro de gravidade. Para fazer estes posts eu vou usar informação que obtive de muito tempo de treino e de muitas fontes conhecidas por mim.

Ideograma Chines que representa o "Chi"

  Sentir

 Antes de começar a usar o ki, você precisa primeiro de o sentir. Para sentir o ki basta pensar em energia imaginá-la e visualiza-la a percorrer o seu corpo como agua, pode ser da cor que você quiser (azul, branco, verde, vermelho funcionam melhor para mim), com tempo e concentração você vai começar a sentir a energia a correr pelo seu corpo, pode fazer isto enquanto medita pois ajuda a acalmar a mente e concentrar-se.

 Controlar

 Se você conseguiu sentir o ki, controlá-lo vai ser muito fácil. Primeiramente tente senti-lo e depois foque-se num ponto como o seu Hara. Visualize e sinta a energia a ascender até ao seu peito e a descer pelo braço até à mão direita. Depois dá mão direita, para o braço direito, outra vez para o peito, para o braço esquerdo e mão esquerda. Faça vários ciclos deste exercício para aumentar a sensibilidade à energia.

ARDHA PRANA KRIYA - (Respiração abdominal)

 Esta técnica ensina como absorver mais energia (prana) a partir da respiração executando-a da forma mais correta. É uma técnica antiga presente em muitas culturas. O objetivo é inspirar não com o peito como estamos habituados, mas sim com o abdómen (a barriga). Para confirmar se está a fazer a respiração corretamente coloque a sua mão na barriga e quando inspirar a barriga tem de crescer em tamanho e o peito manter-se estável , imagine como se tivesse uma bola de energia a crescer em todas as direções no seu Hara, não só para a frente. Quando expirar a barriga tem de descer. Isto chama-se respirar com o diafragma e é como respiramos quando nascemos. Não deve ter de executar nenhuma força. O ar deve entrar para a parte de baixo dos pulmões.

1. Sente-se numa posição confortável, com a língua a tocar levemente na parte de cima da boca, esvazie a sua mente e relaxe.
2. Inspire 10 segundos devagar baixando o seu diafragma causando a sucção de ar e o aumento do tamanho da barriga. Imagine a energia do ar a entrar para o seu corpo.
3. Aguente o ar 10 segundos e imagine a sua energia ficando mais densa.
4. Expire durante 10 segundos e imagine ou energia negativa a sair ou a energia densa que criou a ser armazenada no seu Dan Tian (pessoalmente depois de armazenar algum prana no Dan Tian, espalho-a por todo o meu corpo até começar a vibrar).
5. Repita as vezes que for necessário até se sentir satisfeito

Como ver Prana

 Existe energia a fluir constantemente no ar, está técnica ensina-lhe a vê-la. Desligue todas as luzes e deixa apenas uma luz fraca ligada (pode até ser uma vela se preferir). Concentre-se num ponto qualquer a 1 metro de distância. Continue sempre concentrado nesse ponto. Ajuda ter o terceiro olho aberto (se não quiser abrir, sinta pelo menos o chackra do terceiro olho no meio das sobrancelhas de cor azul indigo). Deixe seus olhos desfocarem o resto e concentre-se só no ponto. Se se concentrar o suficiente irá ver pontos muito pequenos em constante movimento,

 Em construção...

56 comentários :

  1. Tomtom, quanto tempo demora pra sentir o ki? Eu descobri onde o meu fica armazenado, no musculo do dedão das duas mão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se treinar todos os dias numa semana consegue sentir.
      O ki está em todo o lado, tente movê-lo de um local para outro do seu corpo. Concentre-se no seu ki/energia e inspire fundo e expire devagar e veja se nota alguma diferença.
      Boa Sorte

      Eliminar
    2. booooa tom, ai sim, sabia q tu ia voltar *u*
      aqui e vaictor, estive treinando pouco, pois n tenho mt tempo, mas sempre passo aqui pra ver, espero noticias, estarei sempre por aqui, té mais o/

      Eliminar
  2. Olá TomTom eu tenho uma duvida, desde pequeno(mais ou menos 6 anos) eu sinto uma sensação de formigamento e ultimamente eu venho sentindo mais forte e eu meio q consigo controlar quando isso acontece geralmente acontece no meu braço direito e as vezes em todos os meus membros, isso poderia ser o meu ki?

    ResponderEliminar
  3. Eu senti meu ki fluindo dos meus até o braço direito e esquerdo que nem a explicação!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Tomtom , Eu amo sentir a força fluindo dentro de mim , é como se eu senti-se o universo , como se eu fosse o Centro do universo , Sinto que eu posso me transcender há algo muito maior, Porem eu não consigo fazer nada , é como se eu não acredita-se , Estou dividido , Ao mesmo tempo tempo Acredito e não acredito , Oque faço ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo, se você já sente a energia já consegue fazer o que muitos não conseguem! Parabéns! Se sente a energia dentro de si é obrigado a acreditar nela. Experimente os exercícios destes artigos:
      http://tomtom-kinesis.blogspot.pt/2012/07/energia-o-principio-de-tudo.html
      http://tomtom-kinesis.blogspot.pt/2013/07/manipulacao-de-energiaenergy.html

      Boa Sorte!

      Eliminar
  6. Obrigado Senhor TomTom , Daqui adiante me considere como seu Aluno numero 1 .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ensino a todos os que querem aprender, sem números. Se tiver mais alguma dúvida não hesite em colocar!

      Eliminar
  7. TomTom existe alguma "sensação" especifica quando o ki flui?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, a sensação varia de pessoa para pessoa. É comum sentir magnetismo, calor, vibração, etc... há muitas sensações diferentes e algumas dificeis de explicar. O importante é sentir e saber que essa é a sua energia

      Eliminar
  8. TomTom, eu n sei como descobrir onde fica a minha energia. Eu acho q é nas mãos, pq eu sinto formigamentos do nada às vezes, mas eu n tenho certeza. Pode me ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A energia está a viajar por todo o corpo através dos meridianos. O centro de armazenamento é chamado de Dan Tian e está situado ligeiramente abaixo do umbigo.

      Eliminar
  9. Tomtom e possível sentir o chi ou ki em dois dia e começa a manipulação da psi ball?

    ResponderEliminar
  10. -ola tom tom primeiramente vos saudo por seu trabalho de produzir estes conteudos e nos presentar.
    -tenho como objetivo nesta mensagem esclarecer uma duvida
    -quando olho para o céu vejo pequenas esferas azuis se movimentando, como se fossem vagalumes voando em alta velocidade;agora quando olho para o chão ou parede vejo pontos incolores e vibrando,não consigo ver o movimento ou como são mas é perceptivel algo vibrando no espaço;ja quando olho para uma lampada não fluorescente vejo raios saindo em circular da lampada, onde se camadas circulares bem delimitadas em volta,as fluorecentes é perceptivel algo em volta delas mas nada tão delimitado.
    -enfim descrevi como eu vejo certas coisas para chegar as perguntas:isso q eu vejo é o prana? se for prq essa diferença quando eu olho para o céu,para o chão ou parede e para uma lampada,seria um tipo de para q cada lugar possui ou emana(como o caso da lampada)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! As esferas que vê no ar é exatamente prana! Já o efeito da lâmpada não é prana, é apenas um efeito da luz no olho.
      Boa Sorte no seu caminho espiritual!

      Eliminar
  11. Olá Tom. Bom, primeiramente gostaria de parabeniza-lo e agradecer pelo blog de extrema qualidade, afinal, esse é um tema bem complexo e raro de se encontrar em fóruns e websites brasileiros.
    Tenho algumas perguntas, espero que você ou alguém possa me responder. Sou iniciante, comecei há 3 dias, tenho alguns problemas pra me concentrar (nada muito sério, com um certo esforço eu consigo), porem, quando fecho os olhos eu posso imaginar a energia fluindo dentro de mim e senti-la, não entendi muito bem a questão dos chakras, eu os utilizo para coletar energia? Armazena-la? E como eu poderia fazer isso? (li suas outras postagens mas essas duvidas continuam).
    Até o momento eu fecho os olhos e simplesmente imagino a energia passando pelo meu corpo, pelos meus pés, pernas, peito, cabeça, ombros, braços, até chegar nas mãos onde eu percebi que tenho maior sensibilidade para senti-la. Isso sem me preocupar com a existência dos chakras. Isso está certo? Ou eu posso conseguir mais energia usando os chakras? Também sinto minhas mãos ficando um pouco mais quentes em relação ao resto do meu corpo, alguns formigamentos bem leves e as vezes alguns tremores (acho que pode ser por estar bem ansioso com o assunto).
    Ainda não faço meditação, na verdade não sei como faze-la, até tentei mas não sinto nada (acho que estou fazendo errado). Também tentei fazer a Psi-Ball, mas só sinto meus dedos ficando um pouco duros, a energia concentrada nas mãos e as vezes o formigamento (e acho que também não consegui faze-la). Acha que isso está bom levando em consideração que sou iniciante? E qual o próximo passo que me recomenda?
    Espero que continue com esse ótimo trabalho. E muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais obrigado pelo elogio! Tenho muito gosto em apresentar este tema para o mundo!
      Os chakras são responsáveis pela absorção de energia. Não é necessário pensar nos chakras quando está a mover energia. Basta pensar com intenção e visualizar, no entanto todo o processo é facilitado se tiver os seus chakras em boa condição. Aprenda a meditar! É muito importante! Há muitos bons tutoriais na internet e no meu blog também!
      Boa Sorte!

      Eliminar
  12. Tomtom eu foi sintir a ernegia e o meu dedo indicador da mão direita ficou dolorido por alguns segundos mais só da mao direita isso é normal sintir só em uma das mãos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é normal! São apenas descargas energéticas!
      Boa Sorte!

      Eliminar
  13. mano desde quando eu tinha 10 anos(eu tenho 14) eu via eses negocios e eu só vi esse site hoje 30/01/2017

    ResponderEliminar
  14. Vinicius, o "nucleo" de energia onde é armazenado se encontra em todo mundo levemente a baixo do umbigo, uns três dedos a baixo, aqui mesmo no blog fala sobre isso, só dar uma procurada que tem mt coisa interessante *por Bods

    ResponderEliminar
  15. Vinicius, o "nucleo" de energia onde é armazenado se encontra em todo mundo levemente a baixo do umbigo, uns três dedos a baixo, aqui mesmo no blog fala sobre isso, só dar uma procurada que tem mt coisa interessante *por Bods

    ResponderEliminar
  16. Oi posso preguntar uma coisa? E quesempre que quero sentir a energia eu sinto um formigamento na barriga isso é a energia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Possivelmente sim! Tente movê-la para as suas mãos através da sua intenção, pensamento e visualização. Se continuar a sentir o formigueiro quer dizer que é o seu ki/chi/qi! Parabéns!
      Boa sorte!

      Eliminar
  17. Tom Tom, o primeiro exercício, que no caso é conseguir sentir o ki, é recomendado treinar quanto tempo por dia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tempo que você achar necessário, mas não se esgote! Toda a gente é diferente! É só uma questão de tempo até sentir a sua energia!
      Boa Sorte!

      Eliminar
  18. eu ja estou vendo prana sem muitas dificuldades, especialmente em dias ensolarados e vejo mais facilmente em cores mais claras especialmente no branco e quando eu desfoco a visão, vejo vários pontos brilhantes bem agitados mas varia muito,porque quando esta anoite mal vejo eles, e eles ficam bem parados e em poucos números em lugares escuros. Mas agora que eu vejo isso o que fazer com isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muita gente gosta de ver a energia para ter uma certeza que ela existe, mas concentre-se no seu interior, feche os olhos e medite todos os dias sobre a sua energia. Tente elevar a sua vibração! Irá experienciar coisas maravilhosas!
      Boa sorte!

      Eliminar
  19. Tento isso até antes de dormir e deitado é claro, será que está certo? e mais quando inala e solta o ar, tem mesmo que ser lentamente em torno de 10seg? acho que eu não conseguiria aguentar expirar durante esse tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o importante é estar numa posição confortável e não adormecer!
      No inicio se não conseguir 10 segundos faça menos, o máximo que conseguir. Mas tente inspirar e expirar mesmo muito devagar enchendo bem os pulmões através de respiração abdominal e peitoral.
      Boa Sorte!

      Eliminar
  20. Como eu posso sentir o KI? Qual é a sensação?

    ResponderEliminar
  21. Tom sempre que tento sentir meu ki, si sinto um aperto no peito, isso é meu ki?

    ResponderEliminar
  22. Aguardando continuação. Muito bons seus artigos. Parabéns.

    ResponderEliminar
  23. oi sera q vc ñ esta confundindo o prana, aqueles pontos brilhantes em nossa visão com o fenômeno entóptico do campo azul que são os globulos brancos dentro em nossos vasos sanguineos em nossos olhos sendo refletidos pela luz e por serem bem mais claros q as outras celulas, se destacam como pontos brilhantes em nosso campo de visão, ou é completamente diferente?

    ResponderEliminar
  24. Ki e a energia psi sao a mesma coisa?

    ResponderEliminar
  25. Pode me ajudar? Conheci seu blog há pouco tempo e ainda sou iniciante. O meu problema é que não consigo sentir meu Ki. Consigo me concentrar na meditação e ate mesmo abrir chakras, mas quando tento sentir o ki não consigo, tem alguma dica?

    ResponderEliminar
  26. Quero pergunta algumas coisas

    1-Como faço parar abrir os Chakras

    2-Como abro o 3 olho

    3-Quando estou imaginando a energia passando pelo meu corpo eu so consigo imaginar uma bola de energia,mesmo que eu quera imaginar outra forma para a minha anergia eu não consigo.Porque?

    4-Para imaginar a minha anergia eu preciso fechar o olho

    5-Pode tenta sertir o KI quando estiver com sono? porque ontem eu tentei sentir o KI mesmo estando com sono,mas mesmo eu sentindo um pouco do KI,o KI estava mas fraco que o normal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Número 1,2 e 4 são perguntas

      Eliminar
    2. 1. Procure videos no youtube, livros ou websites. Recomendo este: -http://www.eclecticenergies.com/portugues/chakras/abrir.php

      2. Pode abrir por este site que está acima

      3. Treine mais e poderá se aprimorar

      4. Não é necessário, mas se facilitar pra você. pode sim.

      5. O Ki está com você desde quando você nasce até o momento em que você morre em todos os segundos da sua vida, então sim.

      Eliminar
  27. TomTom eu senti o kit eu consegui ver o vento passar por mim movi o kit em todo corpo vi as partículas da luz no escuro e incrível mais VC acha que foi só impressão eu ter visto o vento passar por mim tipo eu vi como uma energia que vinha até minha mão e preenchia meu corpo

    ResponderEliminar
  28. Mais tipo eu sinto vejo o vento e quando tentei fazer aerokinesi não consegui fazer em alguns objetos mesmo sendo leves VC pode explicar isso TomTom

    ResponderEliminar
  29. Um tempo atrás eu estava a meditar e entao eu vi na minha mente um vulto de um dedo a mais ou menos 2 palmos de distancia da minha cabeça cerca de 2 segundos depois eu sinto esse dedo me tocar, porém eu estava de olhos fechados e eu meio que senti o vulto , em preto e branco, eu estava a meditar por 10 minutos
    Seria isso efeito da liberaçao da minha energia criar uma espécie de campo de percepção?

    ResponderEliminar
  30. Tô meio atrasado ok mais eu tô começando a estudar e a praticar isso mais me veio uma coisa em mente o treino para ver o prana eu não fiz ele mais se eu simplesmente fechar um pouco meus olhos e respira fundo eu começo ver algumas bolinhas que ficam se move do pra todo lado e isso a energia prana?

    ResponderEliminar
  31. oi tomtom,então... se eu concentrar o ki em todo o meu corpo,sera que eu consigo flutuar?

    ResponderEliminar
  32. Olá a todos

    Estamos construindo uma comunidade e pela 1º em muitos anos vamos montar a equipe linha de frente com grandes cinéticos poderosos e com também o grande mestre Luis Fernando, autor e criador do blog “O Mundo da cinese” e também vários livros de sucesso do wattpad, estamos recrutando e esperamos você na equipe, ela conta com grupos de apoio para cada ramificação da cinese, um grupo de recados, e também um grupo para informações gerais e conversas amigáveis, para participar chame um dos nossos:

    Mestre Nando: +55 21 96858-9802

    Co-lider Isa: +55 16 99109-4432

    Co-lider Gabriel: +55 41 8492-1649

    Esperamos vocês

    ResponderEliminar
  33. Ola TomTom só pra avisar que sou novo aqui comecei hoje

    ResponderEliminar